As cochonilhas são insetos sugadores de seiva que pertencem à ordem Hemiptera. Com uma diversidade grande de espécies, as cochonilhas podem causar danos significativos às plantas, enfraquecendo-as e, em casos severos, levando-as à morte.
Há espécies de várias formas e cores, corpos de formatos achatados, arredondados ou alongados. Podem ter coloração branca, marrom, preta ou avermelhada. Os machos na fase adulta são bem diferentes das fêmeas, eles possuem asas, são mais alongados e de corpo bem mais fino comparando com a fêmea.
Algumas espécies
Cochonilha-do-Carmim
Nome Científico: Dactylopius coccus
Descrição: São pequenos insetos, geralmente de cor avermelhada quando mais novos.
Cochonilha Ortézia
Nome Científico: Orthezia praelonga
Descrição: Possui um corpo alongado e de coloração branca.
Cochonilha Farinhenta
Nome Científico: Pseudococcus viburni
Descrição: Tem um corpo oval e é coberta por uma substância cerosa branca.
Determinadas espécies de cochonilhas atacam as raízes, então muitas vezes a planta está com adubação e regas em dia, no ambiente adequado e mesmo assim não se desenvolve e definha, quando investigado em alguns casos é encontrado cochonilhas nas raízes, onde estavam sugando a planta, então se houver suspeita é sempre importante verificar as raízes para assim definir o melhor tratamento de controle.
Época de Maior Ocorrência
As cochonilhas são mais comumente encontradas durante os meses mais quentes do ano, principalmente na primavera e no verão.
Controle de Cochonilhas
Remoção Manual: Em infestações leves ao qual identificou poucos indivíduos na planta, as cochonilhas podem ser removidas manualmente com a própria mão, ou usando um pincel, ou esponja.
Óleo de Neem: Nosso produto chamado Forth Defende é feito com o óleo extraído da semente da planta do Neem é eficaz no controle de algumas espécies de cochonilhas. Por ser mais natural, seu controle é mais lento em relação aos produtos químicos.
Inseticidas químicos de contato: Pode ser utilizado os nossos produtos chamados Forth Inseticida ou Forth Mata Cochonilha. Estes são inseticidas de contato, e precisam ser pulverizados sobre os insetos para penetrar nele e assim fazer o controle.
Inseticidas sistêmicos: Estes tipos de ativos penetram na planta e ficam circulando na seiva, como a cochonilha é um inseto sugador de seiva vai se alimentar do veneno, em alguns casos de espécies com carapaça bem grossa e cochonilhas de raizes, este é o método mais eficaz.
Pós-tratamento
Após aplicação de inseticidas, as cochonilhas mesmo após morrerem podem ficar grudadas sobre as folhas, e por serem pouco móveis na planta, você pode pensar que elas ainda estão vivas, para verificar, passe o dedo ou esprema uma cochonilha, se ela simplesmente cair facilmente, estiver seca ou não sair nenhum líquido dela, significa que já está morta.
Com métodos de controle adequados, é possível minimizar seus danos.
A escolha da abordagem dependerá da severidade da infestação e das preferências do jardineiro em relação a métodos naturais ou químicos. Manter um monitoramento regular das plantas e agir rapidamente ao detectar sinais de infestação é crucial para manter um jardim saudável e próspero.
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!
Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH
Nos siga nas redes sociais
Autor: João Pedro M. Leal - Engenheiro Agrônomo da Forth Jardim