Quem já cuidou de uma planta ou jardim em algum momento já teve que lidar com a Fumagina. Neste artigo a Forth Jardim vai explicar as causas e como combatê-la.
Frequentemente as plantas são atacadas por fungos, porém alguns fungos só aparecem em decorrência de outros fatores, como, por exemplo, ataque de pulgões e cochonilhas. São eles os verdadeiros responsáveis por alguns dos problemas que suas plantas costumam ter com fungos.
Não entendeu? Relaxa, neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber! Então continue com a gente para saber como resolver problemas com fungos em seu jardim.
Mas antes de qualquer explicação mais aprofundada, você precisa saber que tratar diretamente o fungo não é a melhor decisão a ser tomada. Afinal, estará tratando um dos “sintomas” e não o problema em si, que é o inseto.
A verdadeira causa
Segundo a própria EMBRAPA, o fungo Capnodium sp., vulgarmente conhecido como fumagina, acaba formando uma camada de massa preta de esporos sobre as folhas. Isso impede a fotossíntese, prejudicando assim o metabolismo das folhas e consequentemente o desenvolvimento das plantas. Em vez de ser nociva a espécies específicas, a Fumagina é uma espécie que pode atacar todo e qualquer tipo de planta. E as folhas não são as únicas afetadas, os frutos também podem ser vítimas da ação do Fumagina.
Diferente do que muitos pensam, a Fumagina não ataca a planta de forma direta, mas sua ação pode comprometer ela seriamente. A camada que ele forma na planta prejudica a recepção de luz solar, e consequentemente o processo de fotossíntese. Com isso, as plantas do seu jardim terão problemas de crescimento de desenvolvimento.
Os problemas causados pela Fumagina
O caso é que a fumagina só se desenvolve em decorrência das secreções excretadas pelos pulgões e cochonilhas, que possuem um teor açucarado causado pela seiva da planta sugada durante sua alimentação.
O fungo em si não ataca diretamente a planta, porém recobre suas folhas impedindo a absorção de luz. Logo, sua planta não conseguirá se desenvolver corretamente, podendo até morrer em decorrência desse problema.
O que deve ser feito?
Antes de aplicar qualquer fungicida, precisamos efetuar o controle dos insetos, aplicando um FORTH Inseticida ou mesmo o FORTH Mata Cochonilha. E após 3 dias, efetuar aplicação do FORTH Fungicida. Com estes tratamentos, será possível controlar tanto o inseto quanto o fungo.
Nunca se deve aplicar ambos produtos juntos, o recomendado é que você espere alguns dias entre as aplicações. Aplicar os dois produtos ao mesmo tempo pode trazer complicações sérias para suas plantas. No fim, ao tentar resolver o problema desta maneira, você estará apenas causando ainda mais problemas ao seu jardim. Portanto, seja paciente e saiba esperar os dias necessários entre uma aplicação e outra.
Este artigo foi útil para você? Então compartilhe ele com amigos e nas redes sociais, vai que outras pessoas também estejam sofrendo com o mesmo problema em seus jardins.
Quer saber mais sobre nutrição vegetal e se tornar um especialista em jardinagem ou horticultura? Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!
Então acesse agora mesmo e venha aprender com a FORTH Jardim!
Nos siga nas redes sociais
João Pedro M. Leal | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim