Doenças e pragas tiram o sono de qualquer pessoa que cuide de uma horta. Em muitos casos, é comum que a pessoa não saiba nem como identificá-las. Com este artigo da Forth Jardim você vai aprender isso e muito mais!
Vamos abordar aqui um tema bastante pesquisado e comentado nos fóruns de jardinagem que são: quais as principais pragas e doenças que atacam nossas plantas e o que fazer para combatê-las?
Listamos abaixo as principais e mais conhecidas que atacam nossas plantas. São elas:
- Doenças – os agentes causadores de doenças nas plantas são de tamanho microscópico e podem ser divididos em: fungos, bactérias e vírus. Estes agentes podem promover uma centena de males às plantas, como, por exemplo, as doenças fúngicas: oídio, ferrugem, pintas pretas, entre outras.
- Pragas – são, na maioria dos casos, insetos que sugam e comem folhas das plantas. Os principais deles são: pulgões, cochonilhas, formigas, lagartas, percevejos, mosca branca.
Doenças fúngicas
Estas são as doenças mais comuns que atacam as plantas. Normalmente esses fungos estão associados ao ataque de algum inseto sugador que perfuram a planta em busca de seiva, deixando a ferida exposta.
Sua disseminação é feita pelo ar, ferramentas ou até mesmo pelas nossas mãos. As mais comuns são a ferrugem, antracnose, oídio e a fumagina. Para combater estas doenças nós temos algumas soluções que vão ajudar nossos jardineiros de plantão.
No caso de infestações podemos usar o FORTH Fungicida, que é um fertilizante foliar à base de Difenoconazol. Ele sempre deve ser aplicado nas horas mais frescas do dia, pois a ação do sol pode causar queima nas folhas de algumas plantas.
Doenças bacterianas e viroses
Estas doenças são as mais difíceis de controlar. O que podemos fazer sempre é manter a planta bem nutrida e controlar o ataque de alguns insetos que as disseminam. Desta forma ressaltamos a adubação e a fertilidade do solo como agentes benéficos na prevenção.
Pragas
Como já dissemos, as principais pragas desta categoria são os insetos, que podem sugar ou até mesmo mastigar as folhas, causando danos terríveis às suas plantas como enfraquecimento e diminuição da área foliar. A seguir listamos as principais pragas e as melhores soluções para o controle e combate delas.
- Pulgões – são insetos bem pequenos que se fixam no caule e nas folhas de modo a sugar a seiva dela. Vivem em colônias nos brotos e folhas novas, sugam sem parar a planta, secretam uma substância açucarada que propicia a fumagina, uma doença fúngica. Se não for controlado, pode levar a planta à morte.
- Cochonilhas – são pequenos insetos que se reproduzem muito rápido formando colônias enormes em muito pouco tempo. São insetos sugadores como os pulgões e secretam uma substância açucarada, propiciando o aparecimento de uma doença fúngica: a Fumagina. Em pouco tempo a planta fica muito enfraquecida.
- Lagartas – são insetos que na fase jovem devoram as folhas. Para uma rápida identificação é fácil perceber as bordas das folhas com marcas de mastigação, elas possuem hábito noturno e seu controle deve ser feito muito rápido, pois podem acabar com a planta em poucos dias.
- Formigas – Apesar de não serem mastigadoras, cortam as folhas das plantas e levam aos seus ninhos para alimentarem o fungo, do qual se alimentam. As mais comuns são as cortadeiras, saúvas e quenquém.
As soluções no combate de pragas:
- FORTH DEFENDE – à base de óleo de Neem, que age na sociologia da praga, fazendo com que ela vá embora ou até mesmo morra.
- FORTH INSETICIDA – é químico, possui uma excelente eficácia. Agem por contato e ingestão e deve ser pulverizado nas horas mais frescas do dia onde a praga se localiza na planta.
Este artigo foi útil para você? Então compartilhe ele com amigos e nas redes sociais, vai que outras pessoas também estejam sofrendo com o mesmo problema em seus jardins.
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!
Nos siga nas redes sociais
Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo