Primavera Verão

Quais hortaliças podem ser cultivadas no verão?

Conheça Academia Forth

 

Você pode até gostar do verão, mas muito calor pode acabar sendo prejudicial para a sua horta. Neste artigo, damos dicas do que você pode fazer para proteger suas hortaliças do sol forte.

 

Proteger a sua horta do calor intenso no verão pode ser uma tarefa bem difícil, não é mesmo? Quem já tentou sabe como as plantinhas podem sofrer bastante com o calor ou mesmo com a falta de água. Mas não precisa se preocupar, a Forth Jardim está aqui para te ajudar!

Sabendo dessa dificuldade que a maioria das pessoas tem, fizemos este artigo mais  do que completo com algumas dicas que manterão seus vegetais saudáveis durante a estação mais quente do ano. Mas isso não é tudo que você encontrará aqui, também vamos listar quais são as variedades mais indicadas para esta época do ano.

Vem com a gente que vamos contar tudo que você precisa saber para proteger suas hortaliças do calor intenso do verão.

 

 Do que sua horta precisa? 

Mesmo as variedades que conseguem ser mais tolerantes ao alto calor, podem sofrer danos após períodos prolongados de exposição ao sol, com muita chuva ou até mesmo a uma estiagem prolongada.

Neste caso, evite excessos de temperatura, de seca ou mesmo de água. Sua horta só vai conseguir se desenvolver plenamente se você conseguir garantir boas condições para ela, seja de clima ou de nutrição.

Antes de plantar, verifique se possui um solo adequado, seja no vaso ou canteiro. Nós da Forth Jardim recomendamos que você prepare ele para que tenha a característica de ser bem drenado e com boa quantidade de matéria orgânica. 

 

O que plantar durante o verão?

Entre as várias espécies que você pode cultivar em sua horta, existem algumas hortaliças que são até mais indicadas para o período do verão. Abaixo citamos várias delas.

  • Pimentão
  • Berinjela
  • Abóbora
  • Pepinos
  • Espinafre
  • Beterraba
  • Cenoura
  • Alface
  • Chicória
  • Rúcula

 

Tá vendo como não são poucas? Você tem várias opções de hortaliças ao seu dispor para plantar e deliciar quando elas estiverem prontas para serem colhidas. Agora é só escolher as que forem de sua preferência e cuidar o melhor possível delas.

 

Cuidados extras                                                                                   

Com auxílio de estacas e sombrite, você pode montar uma estrutura que proteja suas plantas do calor dos raios solares. O sombrite formará uma boa sombra, diminuindo assim a exposição direta aos raios solares.

Outra dica é, seja em vasos ou canteiros, colocar no solo uma cobertura vegetal morta, como, por exemplo, casca de pinus ou até mesmo palha. Dessa forma, você consegue  a umidade alta e também a temperatura do solo mais baixa. Você só não pode se esquecer de regar muito bem as plantas todos os dias, dependendo até 2 a 3 vezes no dia.

Já se você estiver com algumas dúvidas a respeito de adubação, veja nosso outro artigo com todos os detalhes de como realizá-la clicando aqui e conferindo mais um artigo repleto de dicas escrito pela Forth Jardim.                                                        

Tá vendo como é fácil cuidar da sua horta e das suas hortaliças mesmo durante o verão? Agora é só cuidar dela direitinho e usar o que você estiver cultivando para fazer uma receita deliciosa. Boa jardinagem!

                                           

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

João Pedro M. Leal e Marcello Santero | Engenheiros Agrônomos Forth Jardim 

Leia Também

Primavera Verão

Veja como é simples projetar o jardim dos seus sonhos

Quer ter um jardim, mas acha que é complicado projetar e planejar um do zero? Nada disso, este artigo da Forth Jardim está aqui para mostrar como fazer o seu jardim ser bastante simples.

Continue Lendo >

Primavera Verão

Como cuidar de gramados residenciais na Primavera e Verão

Aprenda com este artigo todos os cuidados que você deve ter com o seu jardim durante as estações mais quentes do ano

Continue Lendo >

Primavera Verão

Como preparar seus canteiros para a Primavera

Com chegada da Primavera, aprenda neste artigo a preparar seus canteiros para plantar flores e deixar sua casa mais colorida, perfumada e bonita.

Continue Lendo >

Primavera Verão

Como realizar o plantio de flores em vasos e jardineiras

Quer ter vários vasos e jardineiras cheios de flores para a primavera? Neste artigo vou ensinar passo a passo como preparar e quais produtos utilizar.

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!